Esporte


CBF divulga protocolo para retorno do público aos estádios


Publicado 18 de agosto de 2021 às 15:35     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Protocolo de Recomendações Para Retorno do Público aos Estádios. O documento leva em consideração o cenário da pandemia de covid-19 no Brasil e foi elaborado em conjunto pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições (DCO) da entidade. O anúncio aconteceu na segunda-feira (16).

De acordo com a CBF, a adoção do protocolo está sujeita à aprovação em reuniões extraordinárias dos respectivos conselhos técnicos das seguintes competições: Brasileirão Assaí 2021 (Série A), Campeonato Brasileiro Série B 2021 e Campeonato Brasileiro Série C 2021. A decisão sobre a aplicação nas demais competições será da DCO/CBF.

O presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) e líder da Comissão Médica Especial da CBF, Jorge Pagura, explicou a elaboração do protocolo. “Ressaltamos que a presença de público depende da anuência das autoridades sanitárias locais. Nosso parecer leva em consideração o contexto atual do Brasil em relação ao combate à Covid-19. A qualquer momento, em caso de agravamento das condições da pandemia, este poderá ser modificado ou interrompido, se assim decidido em conjunto pela CBF e pelos clubes envolvidos”.

Veja alguns pontos do documento:
– Será permitida apenas a presença da torcida do clube mandante a fim de se evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades.

– Para a venda de ingressos e o acesso ao estádio, os clubes devem elaborar e apresentar planos operacionais atualizados, já considerando este protocolo.

– O protocolo considera a situação epidemiológica de cada localidade sede dos estádios onde serão realizadas as partidas, sempre em consonância com as autoridades sanitárias locais.

– Seguem em vigor as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, além da exigência de realização de testes laboratoriais para a detecção da covid-19 e de vacinação plena dos torcedores.

Taxa de normalidade
A entidade ainda destacou que a taxa de normalidade da covid-19 é uma pontuação que pode ser usada como um critério para o momento ideal para o retorno do público nos estádios com segurança. Essa pontuação considera seis parâmetros da pandemia no município:

1 – Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias)

2 – Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias

3 – Mortalidade por covid-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

4 – Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

5 – Letalidade de covid-19 (global)

6 – Percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso