Três dias após a Ford anunciar sua saída do Brasil, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) afirmou que ficou surpresa e preocupada com o anúncio, principalmente, por causa do impacto que trará para a economia do país. Segundo a parlamentar sergipana, é necessário que haja uma reforma tributária que estimule a geração de empregos.
“É uma triste notícia para o nosso país. Isso tem impacto direto na economia, afinal a decisão resultará no fechamento de cerca de 5 mil postos de trabalho diretos e milhares de indiretos, pois compromete toda a cadeia produtiva do setor”, ressaltou.
A parlamentar ainda frisou a alta carga tributária do Brasil como principal problema para as empresas se manterem no país. “Temos uma carga tributária da ordem de aproximados 35% do Produto Interno Bruto, uma das mais altas da América Latina. Isso influencia diretamente no custo operacional das empresas, comprometendo a produção e competitividade no mercado”, afirmou.
Segundo a senadora sergipana, já passou da hora do Brasil fazer uma reforma tributária. Ela frisou que as mudanças devem garantir justiça social para os cidadãos e para os empreendedores a fim de que haja uma “resposta positiva para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.
Apesar das mudanças drásticas na economia do país, principalmente durante a pandemia da covid-19, a reforma tributária ainda não foi aprovada. Segundo o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ela deve ser aprovada na Câmara até março deste ano.
A Ford anunciou o encerramento de suas fábricas no Brasil na última segunda-feira (11). De acordo com a montadora, o motivo para a decisão se deu para “a criação de um negócio saudável e sustentável”, citando o impacto da pandemia da covid-19 sob a produção e venda no país.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









