Política


Bolsonaro comunicou saída de Valeixo a Moro antes de reunião, diz jornal; veja


Publicado 23 de maio de 2020 às 20:14     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo/Agência Brasil

A demissão do delegado Maurício Valeixo do comando da Polícia Federa teria partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo mensagem enviada ao então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, às 6h26 do dia 22 de abril. A informação foi pulicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, neste sábado (23), que teve acesso a um diálogo existente na investigação aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar intervenção na corporação.

Segundo o jornal, na data em questão, o presidente enviou uma mensagem a “Moro, Valeixo sai esta semana”. O jornal acrescenta que na sequência Bolsonaro escreveu “Está decidido”. E logo em seguida, disse “Você pode dizer apenas a forma. A pedido ou ex oficio (sic)”.

De acordo com a reportagem, a versão contraria pronunciamento de Bolsonaro em 24 de abril, em que afirmou que Valeixo havia pedido para deixar o cargo por “cansaço”. A saída do delegado foi o centro do rompimento entre o presidente e Moro, que viu na atitude do presidente tentativa de intervenção na PF.

Em seu depoimento à PF, Valeixo já havia confirmado que, como Moro declarou, não pediu para deixar a chefia da corporação e que o presidente queria alguém com mais “afinidade” na chefia da corporação.

A troca de mensagens mostra que, naquele 22 de abril, o ex-ministro da Justiça respondeu Bolsonaro às 6h37 dizendo: “Presidente, sobre este assunto precisamos conversar pessoalmente. Estou ah (sic) disposição para tanto”. De acordo com O Estado de S. Paulo, o diálogo obtido consta do inquérito instaurado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A data da mensagem é a mesma em que houve a reunião tornada pública na sexta-feira (22). O encontro começou às 10 horas da manhã e o ex-ministro afirmou que foi nesta ocasião que ocorreu a pressão para intervenção no comando da Polícia Federal. Dois dias depois, em 24 de abril, Moro deixou o cargo e fez as acusações de tentativa de interferência por parte de Bolsonaro.

Confira o diálogo:

22 de abril de 2020 6h26
Presidente Bolsonaro: Moro, o Valeixo sai nessa semana
Presidente Bolsonaro: Isto está decidido
Presidente Bolsonaro: você pode dizer apenas a forma
Presidente Bolsonaro: a pedido ou ex oficio
22 de abril de 2020 6h37
Sergio Moro: Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente. Estou ah disposição para tanto

 

 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

OAB considera inconstitucional suspensão do pagamento integral da Vaep em Aracaju

Justiça
Mais Lidas
Publicidade