O epidemiologista Pedro Hallal afirmou, nesta quinta-feira (24), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que cerca de 400 mil mortes pela doença no país poderiam ter sido evitadas caso medidas como o distanciamento social e vacinação precoce tivessem sido implementadas. O Brasil tem atualmente mais de 508 mil mortes.
A estimativa se baseou em estudos a respeito do impacto da pandemia no Brasil e também projeções de mortes que poderiam ter sido evitadas com a adoção de certas medidas.
“São 95,5 mil mortes especificamente relacionadas à demora na assinatura da Pfizer e da Coronavac. Um outro estudo liderado por outros colegas da USP estimou em 145 mil mortes, mas aí levando em consideração todas as ações diversas que poderiam ter sido feitas em relação à vacinação”, disse Hall.
Hall é professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordena um centro de estudos do quadro da doença no Brasil.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









