Política


Manifestantes de esquerda ateiam fogo em monumento a Borba Gato; veja vídeo


Publicado 24 de julho de 2021 às 18:47     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Redes Sociais

Manifestantes ligados a ideologia de esquerda atearam fogo ao monumento do bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, Zona Sul, de São Paulo, neste sábado (24). O ato de vandalismo ocorreu durante os protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O fogo foi controlado pouco depois. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Um grupo chamado Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio. Em vídeo, membros aparecem subindo no monumento com pneus, aos quais atearam fogo depois. Nas redes sociais, em vídeo postado no dia 14 de julho, um dos membros do grupo afirma que Borba Gato contribuiu ativamente para o genocídio da população indígena.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a polícia está realizando diligências para encontrar imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores da ação. “De acordo com as primeiras informações, por volta das 13h30, um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus pela via e nos arredores do monumento, ateando fogo na sequência. Policiais militares e bombeiros chegaram rapidamente ao local e controlaram as chamas e liberaram o tráfego”.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso