Um novo tremor de terra foi registrado no município de Canhoba, no Baixo São Francisco Sergipano, entre a noite desta quinta-feira (1º) e a madrugada desta sexta-feira (2). O fenômeno foi registrado pelo Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a unidade, o maior evento foi registrado à 0h28, de magnitude 1.5. na escala Richter.
Na região, já foram registrados mais de 100 terremotos somente neste ano. Cientistas do LabSis já explicaram que o município sergipano está em cima de uma placa vibratória, e por isso, registra esse tipo de ocorrência. O último tremor ocorreu no dia 21 de setembro, com magnitude preliminar calculada em 1.3, o que não causa danos. O penúltimo foi no dia 20, com magnitude preliminar 1.6, também considerada baixa.
De acordo com informação repassada pelo coordenador do LabSis, professor Dr. Aderson Farias do Nascimento, esses tremores são falhas geológicas reativadas que surgem de tempos em tempos. “O último evento significativo na região ocorreu na década de 1980 e quando esses eventos ocorrem com maior frequência precisam ser estudados para saber as possíveis consequências. É isso o que estamos fazendo”, explicou.
Uma parceria entre a UFRN e o Estado de Sergipe já está sendo estudada para que sejam viabilizadas as pesquisas nesta área. Desde o início de setembro, a atividade sísmica de Canhoba tem sido melhor acompanhada pelo LabSis, pois foi instalada uma estação (LSCN) na região. Entre a semana de 11 a 18 de setembro, foram contabilizados 128 eventos sísmicos de tremores de terra na localidade, contudo nenhum tipo de dano foi registrado. Para saber mais informações sobre sismologia do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









