Cidades


Codevasf apresenta estudo para construção da ponte João Alves Filho entre Aracaju e Barra


Publicado 11 de janeiro de 2023 às 06:53     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / Codevasf

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Marcos Alves, apresentou ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, o estudo inicial executado pela CIA que projeta a futura construção de uma nova ponte entre as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros, inicialmente, chamada de ponte governador João Alves Filho. A reunião foi na sede da 4ª da Superintendência Regional, no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju, nesta terça-feira (10).

No estudo já constam análises preliminares com as alternativas para a criação do que seria o novo acesso rodoviário entre os dois municípios, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na zona metropolitana de Aracaju. Na reunião foi debatida a possibilidade de uma parceria entre a Codevasf e o Governo de Sergipe para licitar um estudo de viabilidade, que será vista com mais afinco assim que for enviada a documentação obtida até agora.

“Esse é um projeto que pode transformar a realidade das duas cidades, tendo em vista especialmente o potencial de crescimento da Barra dos Coqueiros. E é do nosso interesse que o Governo do Estado participe dessas discussões, pois se trata de uma ação estratégica para o nosso desenvolvimento”, afirmou, Marcos Alves, ao AjuNews.

O governador de Sergipe,  Fábio Mitidieri (PSD), que viajou para Brasília para participar de reunião extraordinária com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após os atos de vandalismo nas sedes dos Poderes da República, no domingo (9), adiantou à imprensa que iria apresentar novos projetos para o estado, incluindo duas novas pontes.

História

A engenharia de um dos principais cartões postais do estado, a Ponte Construtor João Alves, mais conhecida como Aracaju/Barra, foi destaque no portal do Ministério do Turismo, do Governo Federal, em 2022. O empreendimento, inaugurado em 2006, pelo então governador João Alves Filho, falecido em 2020, se destaca como a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste com 1.800 metros de extensão, com 2 vias e 4 pistas, e ainda dispõe de ciclovia e uma via exclusiva para pedestres.

O local, que liga a capital sergipana ao Litoral Norte do estado, é bastante visitado pelos amantes da fotografia, pois proporciona uma vista impressionante e um ótimo fundo de tela para os turistas. Uma característica única dessa ponte são seus cabos que correm diretamente da torre para o convés, com uma série de linhas paralelas.

“A ponte Aracaju/Barra é um dos principais atrativos turísticos do estado. O empreendimento ajudou a trazer mais desenvolvimento não só para a Barra dos Coqueiros e todo o Litoral Norte, como também passou a fomentar o turismo local”, afirmou o prefeito Alberto Macedo. Com informações do portal do governo da Barra dos Coqueiros.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso