Cidades


Com a chegada do inverno, dias ficam mais curtos e com temperaturas mais baixas em Sergipe


Publicado 20 de junho de 2020 às 08:31     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Municípios sergipanos sofrem redução de temperatura com a chegada do inverno a partir deste sábado (20). A informação foi divulgada pelo governo do estado e faz parte de um estudo do Departamento de Meteorologia da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma).

Segundo o órgão, a pesquisa mostra que aspectos como a redução de insolação, declínio do sol para o Hemisfério Norte e mudança de ventos frios para Sul e Sudeste influenciam na diminuição das temperaturas em todos os municípios.

De acordo com o meteorologista, Overland Amaral, os sergipanos devem esperar pela hibernação climática comum durante a estação de inverno.

“As previsões para todos os territórios sergipanos constituem-se de temperaturas mais sensíveis que concentram-se no Território Agreste e no Alto Sertão. Nessas localidades, a elevação de altitude interfere na queda da temperatura através da circulação de massas e ventos frios que predominarão no interior do estado”, explicou o meteorologista.

Ainda segundo o órgão, o povoado de Palmares, no município de Riachão do Dantas, no Centro Sul sergipano, já registrou em torno de 13ºC e 14ºC durante o inverno. Isso acontece por causa da elevação da altitude, que pode chegar acima de 400 m, legitimando-a como a região mais fria de Sergipe. O fenômeno também é comum nos municípios de Carira, no Agreste Central e Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão.

O meteorologista Overland Amaral destaca que com a chegada dessa estação, além da presença de chuvas finas, nuvens estratiformes (compostas por uma série de camadas) e as baixas temperaturas, é possível ver a passagem forte e veloz de ventos vindo do Sul e Sudeste sobre o mar.

“Eles atingirão a costa litorânea, provocando ressacas e grandes ondas. No entanto, nas regiões urbanas as chuvas serão mais amenas”, disse Overland.

Segundo o estudo da Serhma, os sergipanos vão viver a noite mais longa do ano, neste domingo (21). O fenômeno acontece durante o dia na metade sul do planeta, quando o sol atinge sua menor altura aparente no céu e marca a chegada da estação.

O levantamento aponta também que a partir deste sábado (20), os dias ficam mais curtos, com apenas 9,5 horas em comparação aos vividos nas outras estações. Por causa disso, pode ocorrer variações na iluminação entre os dias e as noites.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso