Cidades


Conta de luz entra em bandeira amarela e fica mais barata em janeiro, diz Aneel


Publicado 02 de janeiro de 2021 às 16:00     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Agência Brasil

A conta de luz irá utilizar como referência a bandeira amarela, e ficará mais barata em janeiro de 2021. A decisão foi tomada e confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (1º). Com isso, o preço da energia deverá diminuir pelo Brasil.

Em dezembro de 2020, estava ativada a bandeira vermelha no sistema. O valor, então, era de R$ 6,20 para cada 100 quilowatts de energia consumidos por hora. Com a bandeira amarela, o valor cai drasticamente para R$ 1,34 a cada 100 quilowatts hora de consumo.

Segundo a Aneel, foram identificadas melhorias na condição de produção por parte das usinas hidrelétricas, uma vez que as vazões dos afluentes nos principais reservatórios registraram aumento. Desta forma, o preço ficará mais barato para o consumidor no geral.

O sistema de bandeiras começou a ser aplicado em 2015 no Brasil. É por ele que se baseia o valor cobrado na conta de luz aos consumidores, de acordo com as condições de geração de energia. O objetivo da Aneel é evitar o desperdício no país com tal método. Ele possui três cores: verde, amarela e vermelha, sendo verde a melhor condição, e vermelha a pior.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso