Saúde


Coronavírus: Prefeitura de Aracaju apresenta plano de contingência, confira


Publicado 02 de março de 2020 às 11:34     Por Peu Moraes     Foto Peu Moraes / AjuNews

A prefeitura de Aracaju apresentou, nesta segunda-feira (02), o plano municipal de Contingência do Coronavírus, no centro administrativo da capital. Para a secretária municipal da Saúde Waneska Barboza, o município está preparado para atender a demanda caso haja necessidade. Barboza destacou o aumento no número de leitos nos hospitais Dr. Nestor Piva e Des. Fernando Franco, além da abertura de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas do Covid-19.

“Não é preciso pânico, pois a taxa de contágio e mortalidade do Covid-19 é muita menor quando comparamos com a influenza H1N1 e pelo próprio sarampo. Contudo, a prefeitura de Aracaju está preparada para cuidar de todas pessoas que precisem ser internadas nas unidades de saúde do município”, disse.

A prefeitura tem avaliado três níveis de combate ao Covid-19.  Nível 1 caso tenha 20 casos confirmados, as UBS irão funcionar diariamente de 7h às 20h. Locais das UBS: Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Fernando Sampaio, Cândida Alves, Eunice Barbosa, José Machado e Onésimo Pinto.

O nível 2 com surgimento de caso grave ou acima dos 20 do nível 1, a prefeitura vai ampliar os leitos nos hospitais municipais da Zona Norte e Zona Sul, além de abrir leitos de retaguarda nos CAPS e CEMAR no Siqueira Campos. No hospital Desembargador Fernando Franco o número leitos chegaria a 40, no hospital Dr. Nestor Piva seriam 32 leitos. Caso chegue no nível 3 com registro de óbito a determinação é intensificar as todas ações e buscar parcerias com outros órgãos públicos e privados.

O prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido), tranquilizou a população e reforçou sobre a importância de acreditar nos meios tradicionais de informações e nos órgãos públicos. “A prefeitura está preparada para qualquer eventualidade. Agora vamos combater as notícias falsas, a população tem que acreditar nos veículos sérios de comunicação e nos órgãos públicos. Toda informação será passada com absoluta transparência”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso