Saúde


Coronavírus: Prefeitura de Aracaju assina decreto suspendendo eventos e viagens


Publicado 16 de março de 2020 às 15:00     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Instagram

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (sem partido) assinou, nesta segunda-feira (16), um decreto emergencial suspendendo todos dos eventos públicos realizados pelo Município. De acordo com o gestor, a medida visa evitar aglomerações e combater o contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

“Vamos evitar aglomerações como orienta o Ministério da Saúde. Por isso, estou suspendendo as atividades abertas em comemoração aos 165 anos de emancipação política de Aracaju. Tudo que for para preservar a saúde da população iremos adotar”, disse.

Entre as medidas do decreto está a criação de grupo de monitoramento dentro da Secretaria Municipal de Saúde com médicos e enfermeiros para orientar os pacientes com suspeita de covid-19 partir da ampliação dos serviços oferecidos pelo número 156. A campanha de vacinação contra a gripe será antecipada para o sábado (21), tendo como público alvo idosos, profissionais de saúde e segurança.

A prefeitura também suspendeu por 180 dias a obrigatoriedade dos idosos comprovarem vida e da cantora gospel Aline Barros e artistas locais. Criação do Comitê especial com todas secretarias tendo reuniões diariamente.

Confira pontos do decreto
1 – Criação do grupo de monitoramento na Secretaria Municipal de Saúde com médicos e enfermeiros para atendimento pelo número 156;
2 – Suspensão dos grupos de idosos a partir de quarta-feira (18);
3 – Todos os cidadãos que chegarem a cidade terão que informar ao serviço municipal de saúde principalmente os vindos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro;
4 – Suspensão das viagens dos agentes públicos da prefeitura;
5 – Suspensão dos eventos públicos como a Missa que seria realizada, nesta terça-feira (17) em comemoração ao aniversário da cidade, show da orquestra sinfônica de Aracaju e a apresentação da Aline Barros marcado para sábado (21);
6 – Nenhum ato político público será realizado com mais de 100 pessoas em local fechado e 200 pessoas em local aberto;
7 – Orientação para estabelecimentos comerciais disponibilizarem álcool em gel;
8 – Limpeza especial nos ônibus diariamente nas garagens;
9 – Suspensão das férias dos servidores municipais da saúde e segurança;
10 – Dispensa de processo licitatório para comprar insumos de higiene (máscaras e luvas);
11 – Contratação de pessoas;
12 – Criação do Comitê especial com todas secretarias tendo reuniões diariamente;
13 – Antecipação da campanha de vacinação contra gripe para sábado (21) com público alvo idosos e trabalhadores da saúde e polícias;
14 – R$ 5 milhões contingenciado para uso durante o período de pico nos casos;
15 – Suspensão da obrigatoriedade dos idosos comprovarem vida por 180 dias;

Edvaldo pediu os jornalistas responsabilidade ao noticiar os casos de coronavírus para evitar pânico social e combater as notícias falsas.
“Vou precisar da ajuda de todos os profissionais e veículos de comunicação para combater as notícias falsas e apenas noticiar para população as informações dos casos confirmados pelos órgãos oficiais. É necessária nossa união para não causar pânico social”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso