Saúde


Governo de Sergipe terceiriza administração do Samu


Publicado 03 de fevereiro de 2020 às 12:31     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

O Governo de Sergipe publicou no Diário Oficial do Estado um aviso de licitação para contratação de empresa especializada em gestão de saúde para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta segunda-feira (3). O processo licitatório é para a gestão integral da frota de ambulâncias e equipes do Samu. As propostas devem ser enviadas até o dia 9 de março.

Procurada pelo AjuNews, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou que, diante das dificuldades de contratação de profissionais de saúde para completar o quadro de Recursos Humanos e ainda pela necessidade de investimentos em tecnologia, que irão melhorar os serviços oferecidos aos usuários, optou pela implantação da gestão compartilhada do Samu através de edital de concorrência.

A proposta foi levada ao Conselho Estadual de Saúde e aprovada por maioria absoluta (16 a 4) na última quinta-feira, 30. O novo modelo tem como principais objetivos melhorar os serviços oferecidos à população, diminuindo o tempo de espera pelo atendimento, o incremento de novos profissionais, e o investimento em tecnologia de comunicação e UTI aérea.

Ainda de acordo com a secretaria, a maior deficiência no Samu é a falta de pessoal, situação que tem deixado muitas viaturas paradas, embora o serviço possua uma frota com capacidade para cobrir todo o estado. Foi o déficit de pessoal aliado à impossibilidade de realização de concurso público por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a não finalização do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que levou a secretaria a estudar o mercado e conhecer novas realidades na assistência pré-hospitalar em outros Estados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso