Carnaval


Ponto facultativo do Carnaval é cancelado em Aracaju


Publicado 04 de fevereiro de 2021 às 15:57     Por Roberta Cesar     Foto Ana Lícia Menezes / prefeitura de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (4), que não haverá ponto facultativo durante o Carnaval deste ano, na capital. A medida foi adotada com o objetivo de evitar aglomerações diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O gestor também afirmou que a prefeitura ampliará as fiscalizações na cidade para garantir o cumprimento dos decretos.

“Concordamos plenamente em suspender o ponto facultativo do Carnaval, porque entendemos que, se não haverá comemorações, então não faz sentido que haja ponto facultativo também. Essa discussão já vinha sendo levantada em reuniões com a Frente Nacional de Prefeitos, quando defendemos que os gestores municipais adotassem essa medida e, agora, com a maioria dos governadores tomando a decisão, ela será sustentada. Então, a ideia é que realmente não tenha ponto facultativo, para que a gente possa evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, aquecer a economia tão prejudicada em virtude da pandemia”, destacou o prefeito.

Edvaldo também reforçou que os órgãos fiscalizadores da prefeitura atuarão de maneira rigorosa nos próximos dias. “Com a suspensão do ponto facultativo, atuaremos com ainda mais efetividade para evitar aglomerações e assegurar que a população cumpra com o que será estabelecido nos decretos estadual e municipal. Continuaremos combatendo a propagação do coronavírus e, por isso, ampliaremos a fiscalização na cidade para evitar que ocorram aglomerações”, reforçou.

O decreto estadual estabelece que, entre os dias 11 e 21 de fevereiro, haverá redução em 50% da capacidade de participantes nos eventos sociais. Neste dias, em espaços fechados, o limite máximo permitido cairá de 100 para 50 pessoas e, em locais abertos, de 150 para 75. No período também estará proibido qualquer tipo de evento carnavalesco. De acordo com a prefeitura, Aracaju seguirá as mesmas regras.

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) explicou as medidas. “De imediato, a decisão que tomamos é essa. Vamos ter uma força-tarefa atuando em todo o estado de Sergipe para que a gente evite aglomerações de pessoas. Sobre o ponto facultativo, estamos nos somando aos 21 Estados que já manifestaram que não terão. Então, aqui, nos dias 15, 16 e 17 não teremos ponto facultativo na rede pública estadual. Funcionaremos normalmente”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso