Coronavírus


Prefeitura de Aracaju e entidades da Saúde debatem medidas de contenção para o coronavírus


Publicado 19 de março de 2020 às 17:09     Por Redação AjuNews     Foto Ana Lícia Menezes/ PMA

Medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus (covid-19) foram discutidas durante reunião entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (sem partido), a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, e presidentes das entidades médicas, de Enfermagem e de Odontologia, nesta quinta-feira (19). Na ocasião, foi apresentado o Plano de Contigência do município para o vírus, além de sugestões, expostas pelos representantes dos profissionais de saúde, para melhorar a o atendimento à população, bem como aprimorar a proteção deste trabalhadores.

Uma das preocupações dos representantes dos profissionais da saúde se refere a disponibilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), como luvas, máscaras e avental. A secretária Waneska Barboza informou que, atualmente, a gestão possui material e que novas compras serão realizadas.

O presidente do Sindicato dos Médicos, João Augusto Oliveira, destacou a importância do encontro para os profissionais da saúde. “A preparação do serviço já foi definida. Já vai ter o gatilho para o atendimento da população, a disponibilização já será imediata, porque não é depois de acontecer. É se antecipar. Já vai estar todo mundo de prontidão. Foram garantidos os equipamentos de proteção para todos diretamente envolvidos. Isso é muito bom, dá uma segurança maior ao profissional, para prestar o atendimento sem medo. A Prefeitura abraçou as sugestões de todas as entidades e agora vai operacionalizar dentro do que for possível”, afirmou.

Edvaldo ressaltou que as sugestões apresentadas pelos conselhos, Sociedade Médica e sindicato serão, em sua maioria, acolhidas. Além disso, as entidades passarão a trabalhar conjuntamente com a administração, através de um comitê, que se reunirá semanalmente. “Quero ouvir os profissionais. Uma das medidas que já tomamos, que foi o deslocamento dos profissionais da Saúde com mais de 60 anos para o ‘MonitorAju’, já foi uma sugestão das entidades. E seguiremos outras sugestões e propostas. A cidade se unindo, cada um fazendo sua parte, conseguiremos superar este momento”, declarou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso