Cidades


Prefeitura ordena retirada de 35 barracas instaladas na faixa de areia das praias em Aracaju


Publicado 19 de fevereiro de 2021 às 16:20     Por Roberta Cesar     Foto Felipe Goettenauer / prefeitura de Aracaju

A prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), notificou 35 proprietários de bares e outros comércios, instalados na faixa de areia das praias da capital, principalmente da Cinelândia, na Orla de Atalaia, para que eles retirem todos os equipamentos e pertences no prazo de 72 horas. A medida foi tomada, nesta sexta-feira (19), a partir de recomendações do Ministério Público Federal (MPF) e da Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto, explicou que a decisão visa respeitar a legislação vigente no que se refere à ocupação inadequada das faixas de praia. “À luz da legislação, aquela ocupação na Cinelândia é irregular porque tornou-se algumas pessoas ocupando de forma fixa aquele ambiente, que é um local de gestão de praia, onde não pode ocorrer este tipo de ocupação. Por isso, a gente caracteriza aquela ocupação como irregular”, disse.

A SPU, através de ofícios, exigiu cumprimento do Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), que classifica como irregulares as ocupações, uma vez que o documento proíbe construções permanentes em áreas do tipo.

Com isso, conforme afirma a prefeitura, os comerciantes não possuem as condições para adequarem-se também às exigências da Vigilância Sanitária, que emitiu notificações para regularização de cumprimentos das regras básicas sanitárias.

“Nós recebemos notificação de abertura de procedimento administrativo do Ministério Público Federal, assim como dois ofícios da Superintendência de Patrimônio da União, solicitando providências acerca daquela ocupação irregular. Nós temos um termo de autorização de gestão de praia que foi concedido pela União ao município de Aracaju, que regulamenta as possíveis ocupações na zona de praia. Aquela ocupação é irregular, as pessoas que estão ali não possuem permissão, principalmente para edificar ou montar estruturas físicas. No dia de hoje, eles estão sendo notificados para que desocupem a área em um prazo de 72 horas. Em caso de não desocuparem de forma voluntária, as providências serão tomadas pelos órgãos competentes, nesse caso, a Emsurb, a SMTT e a Guarda Municipal”, ressaltou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso