Política


Superintendente da Codevasf visita projetos do Baixo São Francisco para verificar danos provocados pelas chuvas na região


Publicado 27 de dezembro de 2021 às 18:37     Por Redação AjuNews     Foto Fernando Pires / Codevasf

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Marcos Alves Filho, visitou nesta segunda-feira (27) os projetos de irrigação do Baixo São Francisco para verificar os danos provocados pela chuva na região. O grande volume de precipitações acarretou em problemas na rede de drenagem, prejudicando parte dos produtores de arroz dos perímetros irrigados Cotinguiba/Pindoba e Betume. A Codevasf é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Acompanhado de técnicos da Gerência Regional de Irrigação e de representantes dos distritos de irrigação, o superintendente acompanhou a situação dos agricultores. Emergencialmente, a Codevasf ordenou a ampliação da quantidade de máquinas à disposição dos projetos de irrigação para a limpeza da rede de drenagem com o objetivo de facilitar o escoamento de água acumulada

“Diante de uma situação como essa, temos o dever de conhecer de perto o problema e dar uma resposta rápida aos irrigantes. É uma situação totalmente atípica, mas ordenamos algumas ações emergenciais para aliviar os efeitos das chuvas e nos solidarizamos com os produtores que sofreram perdas nos últimos dias”, afirmou o superintendente Marcos Alves Filho.

Desde a última sexta-feira (24), a região acumulou mais de 150 mm de precipitações ocorridas em curtos espaços de tempo, índice muito acima do habitual nessa época do ano, resultando em uma situação que foge ao planejamento das ações de operação e manutenção. Como a rede de drenagem dos projetos de irrigação não foi projetada para escoamento da bacia hidráulica, ocorreu acúmulo de água em algumas áreas pontuais.

Durante a visita, identificou-se que uma pequena quantidade de lotes foi afetada pelo excesso de água. O levantamento inicial aponta para possível perda de safra para aproximadamente 25 produtores do projeto Cotinguiba/Pindoba. Os projetos de irrigação da Codevasf no Baixo São Francisco Sergipano beneficiam cerca de 1,5 mil produtores em sete municípios da região.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso