Brasil


Vulcão capaz de gerar tsunami na África e que atingiria Sergipe está em alerta de erupção; entenda


Publicado 16 de setembro de 2021 às 14:46     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na África, entrou em sinal de alerta amarelo de risco de erupção, que pode gerar um tsunami que atingiria o Brasil, principalmente a região nordeste, incluindo a costa sergipana. De acordo com os especialistas, o abalo criaria ondas de até 5 metros de altura com imensa força de devastação. Porém, as chances de acontecer são mínimas.

A Comissão Científica do Plano Especial de Protecção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (PEVOLCA), emitiu um comunicado nesta quinta-feira (16) para reforçar a necessidade de manter a região em alerta, visto que a evolução pode acontecer rapidamente.

De acordo com o Uol, o vulcão estava adormecido há décadas, mas começou a apresentar sinais de atividades sismicas nos últimos dias. “Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, disse ao portal, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira.

Apesar disso, o especialista frisou que não há motivos para pânico no momento. “Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, explicou.

O alerta foi dado após a região onde o vulcão está localizado sofrer com movimentos sísmicos desde o último sábado. “Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, disse o pesquisador.

Reação
No Twitter, apesar da situação alarmante, alguns internautas sergipanos brincaram com o assunto. “Tsunami chega em Aracaju e é convidado pra um rolê no vegas”, disse um. “Tô de boas com esse tsunami, até que ele consiga passar os 5km de faixa de areia da praia daqui de Aracaju ele vai virar uma ondinha”, brincou outro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso