Educação


Alunos da Unit criam petição para redução da mensalidade durante quarentena


Publicado 02 de abril de 2020 às 06:00     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Redes Sociais

Alunos da Universidade Tiradentes de Sergipe (Unit-SE) criaram uma petição online, na última quarta-feira (25), solicitando que a instituição reduza os valores da mensalidade cobradas durante o período de quarentena motivada pelo novo coronavírus (covid-19). Os estudantes que organizam o movimento procuraram o AjuNews, nesta quarta-feira (1º), para relatar a situação. Até o momento, mais de 4 mil universitários assinaram o documento.

A Unit adotou o modelo de ensino a distância (EAD) em substituição às disciplinas presenciais por atividades on-line, como forma de conter o avanço do covid-19. Desde então, os alunos alegam que com as medidas de isolamento social e, em decorrência, o fechamento do comércio, suas famílias foram impactadas financeiramente. Um outro argumento utilizado é o de que como estão matriculados na modalidade presencial, e diante da suspensão das aulas, os graduandos não utilizam da estrutura ou dos serviços da universidade, a cobrança em sua totalidade seria injusta.

Ainda de acordo com os estudantes, a flexibilização da mensalidade do mês de março, proposta pela instituição não seria justa, pois o parcelamento da mensalidade geraria um acúmulo de dívidas durante esse período. Eles alertam ainda para a possibilidade de que, caso medidas alternativas não sejam adotadas, muitos alunos podem trancar os cursos de graduação.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Unit esclareceu que para a adaptação ao cenário atual de pandemia, e para que medidas do decreto governamental fosse seguidas, foram realizados investimentos em tecnologia e capacitação dos professores e colaboradores, para que as atividades acadêmicas fossem retomadas. As práticas de estágio e demais ações que necessitam de presencialidade (inclusive dos curso híbridos) serão redesenhadas junto ao calendário letivo de cada curso.

A instituição reforça que o modelo temporário adotado não se caracteriza como Ensino à Distância,  e o método utilizado tem intuito de minimizar o impacto acadêmico possível nos alunos de graduação presencial, possibilitando dessa forma, que todos tenham a chance de continuar com as aulas, ainda que isolados socialmente. Ainda, a Unit explica que não houve supressão dos serviços educacionais ou mudança no modelo pedagógico dos cursos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso