Coronavírus


Após atraso, vacinação contra a covid-19 começa na manhã desta terça (19) em Sergipe, diz Belivaldo


Publicado 18 de janeiro de 2021 às 18:01     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

A vacinação contra a covid-19 irá iniciar, em Sergipe, no Hospital Governador João Alves Filho, às 8h desta terça-feira (19). O anúncio foi feito pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) em uma entrevista coletiva no auditório do Palácio dos Despachos, na tarde desta segunda-feira (18).

“Não teremos como iniciar a vacinação no dia de hoje por uma questão de ordem prática. A vacinação começa nesta terça às 8h”, informou Belivaldo na coletiva. O estado aguarda receber 48.360 doses ainda nesta segunda (18).

Participaram da coletiva o governador Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) e as secretarias da Saúde, Mércia Feitosa e Waneska Barbosa para dar detalhes sobre como será a imunização contra o vírus no estado.

Ao contrário de alguns estados, Belivaldo decidiu usar a primeira remessa para assegurar as duas doses para a população a ser imunizada na primeira fase da vacinação. Segundo ele, 683.501 pessoas dos grupos prioritários deveriam ser vacinadas. No entanto, na primeira fase, serão 23.272 pessoas.

Belivaldo ainda detalhou como será feita a distribuição das doses pelos municípios sergipanos. Segundo ele, as vacinas começarão a ser enviadas através de transporte terrestre e aéreo, com escolta, para as sete regiões de saúde, também nesta terça-feira (18). “Acho prudente que a entrega seja feita de forma parcelada para o interior”, disse.

As doses começarão a ser distribuídas pelos municípios das Regiões de Saúde de Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão; e Regiões de Nossa Senhora do Socorro: Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário, Santo Amaro e Siriri.

Enquanto 20 municípios deverão retirar as vacinas na na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), outros deverão retirá-las na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (CEADI) da Secretaria.

Na oportunidade, Belivaldo e Edvaldo afirmaram que não vão “furar a fila” para serem imunizados. “Eu vou me vacinar quando estiver de acordo com meu momento. Não vou furar fila nem vou permitir que ninguém o faça. A responsabilidade vai ser de cada gestor municipal”, frisou Belivaldo.

Sobre as aglomerações que vem acontecendo no estado, o governador criticou a população que desrespeita as medidas restritivas para conter a covid-19. Ele ressaltou que, mesmo com a vacinação, as pessoas devem continuar cumprindo e adotando os protocolos de segurança para evitar o contágio da covid-19.

“Não dá para continuar nas aglomerações e descumprir o que está posto. O que está posto é o uso da máscara, evitar aglomerações e uso do álcool. É impressionante o quanto somos cobrados todos finais de semana pelo descumprimento. Parecia até que o carnaval já tinha começado”, frisou.

Em Sergipe, até este domingo (17), 128.395 pessoas já testaram positivo para o novo coronavírus e 2.652 morreram.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso