Coronavírus


Após desativação do Hospital de Campanha, profissionais reforçarão rede de saúde de Aracaju


Publicado 17 de setembro de 2020 às 15:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Prefeitura de Aracaju

Após quatros meses em atividade, o Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, em Aracaju, vai iniciar o processo de desativação e encerramento de plantão, nesta sexta-feira (18). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade contava com a atuação de 460 profissionais da área da saúde que serão transferidos da própria rede da capital, quanto convocados e/ou contratados para fortalecer a assistência durante a pandemia da covid-19.

“Mesmo diante de um cenário novo e desafiador, tivemos o cuidado de contratar e capacitar esses profissionais com toda segurança e planejamento. E com a desativação do HCamp, conseguiremos absorver boa parte deles na rede, até porque nós vamos manter os serviços, tanto do Aracaju pela Vida, quanto o TestAju, o qual inclusive estamos ampliando porque temos evidências de que em alguns bairros ainda tem a circulação do vírus”, declarou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Os médicos contratados para o enfrentamento da pandemia serão remanejados para contemplar a Rede de Atenção Primária e as unidades sentinelas.

Os assistentes sociais contratados também ajudarão a recompor a rede de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Rede de Urgência e Emergência, fazendo parte da equipe multidisciplinar da Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, no bairro Farolândia, nas escalas de plantão noturno e finais de semana.

Os psicólogos do HCamp também retornarão para as UBS, nas equipes de apoio multidisciplinar. “São equipes formadas por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Elas atuam por região, com atendimentos via regulação, agendadas via sistema”, explicou a coordenadora da equipe de apoio multidisciplinar, Vanessa Barreto.

Da mesma forma irá acontecer com os profissionais de Apoio de Redes, que atuam na área administrativa, como recepcionista e atendente da farmácia da unidade. Eles vão compor a Rede de Atenção Primária (Reap), nas Unidades Básicas de Saúde; na Rede de Atenção Especializada (Reae), no Cemar Siqueira Campos; e na Rede de Urgência e Emergência (Reue), na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso