Coronavírus


Consórcio Nordeste anuncia acordo para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V


Publicado 12 de março de 2021 às 20:39     Por Dhenef Andrade     Foto Fernando Vivas / Governo da Bahia

Além do Ministério da Saúde, o Consórcio Nordeste, formado por governadores da região, incluindo o de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD), anunciou um acordo preliminar para compra de 39,6 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que deve ocorrer ainda esta sexta-feira (12).

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio, em entrevista à CNN, o Ministério da Saúde deve arcar com o pagamento do lote, mas que se a pasta não custear todas as doses, os estados irão.

“Hoje está tudo pronto entre o fórum dos governadores do Nordeste e o Fundo Soberano da Rússia, que tem para a entrega vacinas prontas, não mais aqueles 50 milhões que a gente tinha, mas 39 milhões, que é um bom número para a realidade brasileira”, disse o gestor.

A compra do imunizante acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, no último dia 23, que estados e municípios possam comprar e distribuir a vacina. A decisão abriu espaço para a aquisição feita pelo entes, como é o caso também de Aracaju, que participa de um consórcio público nacional, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para compra de vacinas contra a covid-19.
Leia mais
Ministério da Saúde assina contrato para compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V
Prefeito sanciona lei que assegura adesão de Aracaju ao consórcio para compra de vacinas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso