Saúde


Covid-19: Prefeitura vai aguardar posicionamento do Comitê Científico para anunciar medidas restritivas em Aracaju


Publicado 04 de março de 2021 às 08:25     Por Fernanda Sales     Foto Fernanda Sales / AjuNews

A prefeitura de Aracaju pretende aguardar o posicionamento do Comitê Científico do Estado para anunciar alguma medida restritiva para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) no município. Em entrevista ao AjuNews, nesta quinta-feira (4), a secretária de Saúde, Waneska Barboza, confirmou que os números de novos casos da doença estão aumentando na cidade, porém numa crescente diferente da primeira onda de infecções. “O município vem apresentando uma taxa de ocupação nos leitos de enfermaria entre 75% e 80%, nós já estamos tomando providência para ampliar o quantitativo de leitos”, disse.

Estão sendo instalados cinco leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco e 20 leitos no Centro de Atenção Psicossocial- Caps Jael. Além disso, serão contratados mais 15 leitos no Nestor Piva e mais quatro no São José. Dessa forma, a rede passará dos atuais 49 leitos para 93. A previsão para abertura dos leitos no Caps Jael, localizado no bairro Dom Luciano, é ainda nesta semana. Os novos leitos vão contar com cinco respiradores de suporte. Atualmente, a unidade conta com 49 leitos.

Já no Hospital Fernando Franco, passará a ter 24 leitos, sendo 19 enfermarias e seis poltronas; no Hospital Municipal Nestor Piva, atualmente com 15 leitos, serão ofertados 30 (20 enfermarias, sete poltronas e três estabilizações); e no São José, de 15 leitos de enfermaria vão passar a contar com 19.

Os novos leitos terão toda a estrutura para atender pacientes em casos críticos, com equipe médica e de enfermagem. “É uma medida preventiva, como sempre fizemos, desde a primeira onda. Temos o cuidado de tentar disponibilizar um maior número de leitos possível, para que a nossa população não enfrente filas de espera para atendimento”, ressaltou Waneska .

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS),  77.412  pessoas diagnosticadas com covid-19 até às 18h desta quarta-feira (3). Dessas, 258 estão internadas em hospitais; 2.443 estão em isolamento domiciliar; 73.610, que estavam infectadas já estão recuperadas; e 1.101 vieram a óbito. Há 44 pacientes suspeitos internados, que aguardam resultados do exame. Foram descartados 69.777 casos do total de 147.233 testes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso