Cidades


Covid-19: Sergipe terá 362 leitos extras de enfermaria e 62 leitos de UTIs, diz governador


Publicado 20 de março de 2020 às 15:13     Por Redação AjuNews     Foto Mario Souza / Governo de Sergipe

A abertura de 362 leitos extras de enfermaria e 62 leitos de Unidade de terapia intensiva (UTIs) foi anunciada pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), nesta sexta-feira (20). A medida faz parte de uma série de prevenções para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) no estado e tratar pacientes infectados. O chefe do Executivo Estadual também reafirmou que haverá adequações no Hospital da Polícia Militar (HPM) e abertura da unidade de saúde Hildete Falcão.

“Nós estamos trabalhando dentro da nossa rede e buscando apoio da rede privada. O nosso planejamento é que tenhamos, nos próximos 15 dias, a garantia de novos leitos de enfermaria para que estejam à disposição da população só para tratar as pessoas com o coronavírus, quando necessário for a presença dessas pessoas nas unidades hospitalares”, disse o governador durante entrevista à rádio Xodó FM.

E acrescentou: À medida que as coisas forem se agravando, vamos buscando outros meios, por exemplo, nós vamos a partir de segunda-feira (23), fazer um trabalho emergencial para utilizar o leitos de enfermaria e UTIs, do Hospital da Policia Militar. Além disso, os serviços de reforma e ampliação da Maternidade Hildete Falcão Batista vão ser retomados para podermos ter mais esse espaço para atendimento. Se precisar de outras áreas, vamos utilizar também o prédio do CER IV, colocando leitos”, disse Belivaldo.

As obras de adequação no HPM devem iniciar a partir da próxima semana. A unidade servirá como apoio para a rede e contará com 40 leitos de enfermaria para reforçar o atendimento à população. A unidade Hildete Falcão também contará com mais 40 leitos de enfermeira e 12 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e entrará em funcionamento nos próximos dias.

O aumento no número de leitos de UTI e de enfermaria é uma ação estratégica para um possível pico no processo de transmissão do covid-19. Outra medida de emergência tomada pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo orientação do governador, é referente aos leitos para cirurgias eletivas que também serão destinados a pacientes diagnosticados com o coronavírus. Com isso serão mais 220 leitos. Com os 80 (HPM e Hildete Falcão) o Estado vai disponibilizar 300 leitos.

Obras
No HPM, além das adequações estruturais, como pinturas e substituição das instalações hidráulicas, a unidade contará com reforma da rede de gás e sistema elétrico, novos aparelhos de ar condicionado e mobiliário. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital da Policia Militar, no máximo, com uma semana estará equipado e pronto. Já a Hildete Falcão entrará em funcionamento em 20 dias.

Leitos de UTI
“A gente hoje já está ampliando 50 leitos de UTIs que ficarão prontos em no máximo 10 a 15 dias, já alocamos leitos de UTIs prontos, a parte de equipamentos. Os 50 leitos serão: 20 no Hospital de Cirurgia; 10 no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE); 10 no Hospital Regional de Itabaiana; e 10 no Hospital Regional de Estância”, disse o secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso