Cidades


Covid-19: Variante brasileira com alta transmissão é identificada pela Fiocruz em amostras de Sergipe


Publicado 30 de março de 2021 às 21:20     Por Fernanda Souto     Foto Peu Moraes/ AjuNews

A variante P-1 do coronavírus, que ficou conhecida como a variante brasileira, foi identificada em 19 amostras de Sergipe pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação foi divulgada pelo diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes, nesta terça-feira (30).

Segundo Marco Aurélio, já havia cinco amostras anteriores no estado relacionadas às pessoas que vieram do Amazonas. “Já essas 19 agora estão espalhadas pelo território, muitas sem vínculo nenhum com paciente, comprovando que já existe uma transmissão comunitária, como já era esperado, pois isso têm acontecido nesta segunda onda, na maioria dos estados brasileiros”, disse.

Em pelo menos cinco municípios sergipanos, foram identificadas amostras positivas para a nova variante, mas ainda não foram divulgadas. De acordo com o diretor, muitos foram casos leves, com síndrome respiratória e gripal comum, mas que o predomínio nas amostras está sendo a P-1, com alto poder de transmissão.

“Transmitindo mais, vai ter mais casos graves, vai ter mais ocupação de leito hospitalar e infelizmente vai ter mais óbito”, alertou Marco Aurélio.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso