Saúde


Em reunião com Belivaldo e Edvaldo, ministro da Saúde apresenta cronograma de distribuição de vacinas


Publicado 18 de fevereiro de 2021 às 10:37     Por Fernanda Sales     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), participaram de uma reunião virtual do Fórum de Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (17). Durante a reunião, o ministro apresentou aos governadores o cronograma para envio e distribuição das novas doses da covid-19 para os estados.

De acordo com governo de Sergipe, o Ministério da Saúde (MS) se comprometeu a entregar, até o final da semana, um cronograma completo do envio de novas doses das vacinas para os estados entre março e julho.

O representante do governo federal anunciou que, até julho deste ano, serão distribuídas 230 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, assegurando a imunização de 115,3 milhões de brasileiros.

Segundo o ministro, cerca de 11,3 milhões devem ser distribuídas ainda em fevereiro. Destas, de acordo com Pazuello, 2 milhões são do imunizante produzido pela AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, e 9,3 milhões da Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Pazuello informou ainda sobre as negociações com outros laboratórios, a exemplo do União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, responsáveis pela produção das vacinas Sputinik V e Covaxin, respectivamente. “Totalizaremos até 31 de julho quase 231 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, ou seja, o suficiente para dar tranquilidade de proteção à população contra essa doença”, garantiu o ministro.

Para Belivaldo Chagas, é positiva “a pactuação para compra de vacinas de outros laboratórios”. “É fundamental que possamos vacinar ainda mais rapidamente e avançar nos grupos prioritários por todo o país. Fico animado em saber que o Ministério da Saúde já pactuou a compra de vacinas de outros laboratórios, como União Química/Gamaleya (Rússia) e Precisa/Bharat (Índia), o que nos dá a previsão de o Brasil ter, até o dia 31 de julho, 115,3 milhões de pessoas vacinadas”, acrescentou o governador.

Vacinação em Sergipe
A Secretaria já distribuiu o total de 52.284 mil doses da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 41.038. Referente à segunda dose, foram distribuídas 23.841, sendo aplicadas 14.535 doses.

Até o momento, Aracaju possui 16.190 pessoas vacinadas contra o novo coronavírus. Da população que compreende a faixa etária acima de 90 anos, priorizada na segunda fase do Plano Municipal de Vacinação, são mais de 2,1 mil imunizados. Já da primeira etapa da campanha, a cidade contabiliza 13,7 mil profissionais de saúde, que estão na linha de frente de combate à pandemia, vacinados, além de 215 idosos institucionalizados. Ao todo, a capital sergipana recebeu 34.839 doses de imunizantes para aplicação da primeira e segunda dose.

Leia mais:
Instituto Butantan vai entregar mais 3,4 milhões de doses da CoronaVac ao governo federal
Covid-19: cronograma do governo prevê entregas de vacinas para 2021



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso