Saúde


Empresas negociam com governo autorização para comprar 33 milhões de doses da vacina de Oxford


Publicado 25 de janeiro de 2021 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Erasmo Salomão / Ministério da Saúde

Empresas privadas brasileiras estão negociando com o governo federal uma autorização para comprar 33 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, a negociação dos empresários ocorre diretamente com o Ministério da Saúde e que, com o acordo, metade do total dos imunizantes seria doado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coluna, a pasta deverá editar um ato descrevendo as condições para a liberação. Com a metade das vacinas sendo doada para o SUS, o restante iria para funcionários e familiares das companhias que fazem parte da negociação.

Ainda de acordo com a publicação, ao menos 12 companhias já foram convidadas a participar de reuniões para integrar o consórcio. Entre elas estão: Vale, Gerdau, JBS, Oi, Vivo, Ambev, Petrobras, Santander, Itaú, Claro, Whirlpool e ADN Liga.

Em nota enviada à coluna, algumas destas empresas negam que tenham interesse. O Santander, o Itaú e a Vivo disseram que não vão integrar o grupo. Já a Vale informou que foi convidada a participar das discussões, “mas declinou da iniciativa”.

Os 33 milhões de doses são a quantidade disponibilizada pela AstraZeneca e poderiam chegar ao Brasil em fevereiro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso