Coronavírus


Idosa recebe doses diferentes de vacina contra covid-19 em Aracaju; Secretaria de Saúde confirma erro


Publicado 06 de abril de 2021 às 08:52     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / Instagram

Uma idosa de 75 anos recebeu duas doses diferentes da vacina contra a covid-19 em Aracaju. Na primeira dose, a idosa foi imunizada com a Coronavac, e na segunda dose, com a Astrazeneca. O caso ocorreu nesta segunda-feira (5), após a aplicação da segunda dose na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Augusto Franco.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a cuidadora da idosa faz a denúncia. “Eu trouxe a senhora para tomar a vacina aqui na Unidade do Augusto Franco. Hoje era para ela tomar a segunda dose da Coronavac e o rapaz aplicou a Astrazeneca nela. Estou fazendo essa denúncia para que isso não aconteça mais com outra pessoa”, destacou a cuidadora.

Pela imagem do cartão de vacina divulgado no vídeo, a primeira dose foi aplicada no dia 15 de março.

SMS confirma o erro
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o erro e informou que está fazendo o acompanhamento da situação. Para a pasta, a Diretoria de Vigilância de Atenção a Saúde seguirá o protocolo do Programa Nacional de Imunização de não administrar uma terceira dose na usuária.

De acordo com a SMS, conforme literatura de Infectologia, não há risco de efeito colateral ou de alteração no quadro de saúde desta senhora e que o caso aconteceu de forma isolada na execução do Plano de Imunização do Município.

“A orientação é que a população continue seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara e sempre apresente cartão de vacinação no momento da imunização”, disse a infectologista da rede municipal de saúde de Aracaju, Fabrízia Tavares.

Ainda segundo a SMS, os protocolos de Imunização serão reforçados junto às equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos pontos de apoio de Vacinação e nos postos do Parque da Sementeira e da escola municipal Presidente Vargas a fim de garantir a segurança do usuário e a transparência da Campanha de Vacinação contra covid-19. A triagem na recepção será redobrada e a orientação é que o cartão de vacinação é obrigatório para o recebimento da vacina.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso