Saúde


Mais de 6,86 milhões de testes de covid-19 podem ser descartados pelo governo por perda da validade


Publicado 22 de novembro de 2020 às 11:00     Por Larissa Barros     Foto Itamar Crispim / Fiocruz

O governo federal pode jogar fora cerca de 6,86 milhões de testes para o diagnóstico do novo coronavírus (covid-19) comprados pelo Ministério da Saúde por causa do prazo de validade. A informação foi divulgada pelo jornal Estadão, neste domingo (22).

Segundo a publicação, os testes perdem a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. Os exames RT-PCR estão estocados em um armazém do governo em Guarulhos, São Paulo, e até o momento não foram distribuídos para a rede pública.

De acordo com o jornal, o Sistema Único de Saúde (SUS) aplicou cinco milhões de testes deste tipo, e por isso, o país pode acabar descartando mais exames do que já realizou até agora. Ao todo, a pasta da Saúde investiu R$ 764,5 milhões em testes e as unidades para vencer custaram R$ 290 milhões.

Apesar da compra dos tester ser feita pelo governo federal, a distribuição só ocorre mediante demanda dos governadores e prefeitos. No entanto, ainda segundo a publicação, enquanto um diz que sua parte se resume a comprar, os outros alegam que o governo entregou material incompleto, falta de capacidade para processar as amostras e de liderança do ministério da Saúde nesse processo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso