Saúde


‘Não estamos omitindo e nem sendo levianos’, diz secretária de Saúde sobre leitos de covid-19 na Alese


Publicado 30 de março de 2021 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou da Sessão Remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), desta terça-feira (30), para prestar contas do último quadrimestre de 2020 da pasta. Durante a apresentação, a gestora respondeu questionamentos sobre a covid-19 e sobre o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. “Em nenhum momento estamos omitindo e nem sendo levianos”, respondeu ela.

Durante a apresentação aos deputados sergipanos, Mércia mostrou o panorama atualizado dos dados da covid-19 e da cobertura de vacinação em Sergipe.

Segundo os dados apresentados, até dezembro de 2020 foram registrados 112.505 casos confirmados de covid-19 e 2.481 óbitos, além de 249.373 testes realizados. Já este ano, desde o início da pandemia até esta segunda (29), Sergipe já acumula 172.886 casos confirmados e 3.456 mortes pela doença.

Sobre a vacinação, a secretária destacou que a população que faz parte do grupo prioritário está estimada em 745.799 pessoas. “Essa população prioritária é definida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesse momento estamos vacinando o grupo de idosos e essa semana a gente enviou vacinas aos municípios para contemplar idosos de 69, 68 e 67 anos”, explicou Mércia.

Após as explanações, os deputados fizeram questionamentos com relação a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sobre a compra de vacinas pelo Executivo. Outro questionamento é se a secretária está verificando se o número de leitos de UTI está de acordo com a quantidade informada. A deputada Kitty Lima (Cidadania) citou o Hospital de Estância, que informou número de leitos que não estava em funcionamento.

Em resposta, a secretária informou que foram contabilizados 20 leitos que estavam ativos. “Eles não estavam desativados e estavam com todos os equipamentos. Não tínhamos equipes suficiente para compor os leitos. Já nos reportamos ao Ministério Público com relação a contabilização desses leitos e em nenhum momento estamos omitindo e nem sendo levianos”, explicou Mércia.

Indicadores da Saúde
A explanação sobre os dados e indicadores da saúde cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação Pública., a gestora mostrou ainda um panorama atualizado das ações que a SES vem desenvolvendo em todo o estado, trazendo dados orçamentários, distribuição dos serviços executados e também os indicadores de saúde. Segundo a secretária, foram registrados dois novos casos de AIDS em menores de 5 anos de idade em Sergipe, além de serem realizados 32.655 exames citopatológicos e 13.178 mamografias, ambos com valores menores que a meta estimada.

Leia mais:
MPs e Sindimed identificam ausência de cinco leitos de UTI no Hospital Amparo de Maria em Estância



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso