Saúde


Pais podem atualizar cadastro SUS no dia da vacinação em Aracaju


Publicado 10 de janeiro de 2022 às 11:17     Por Fernanda Sales     Foto André Moreira / Prefeitura de Aracaju

As crianças de 5 a 11 anos foram incluídas no Plano de Vacinação contra a Covid-19 em todo o país. Ao AjuNews, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju informou, nesta segunda-feira (10), que os pais ou responsáveis podem atualizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) das crianças no dia da vacinação da covid-19.

De acordo com a pasta da Saúde, a capital aguarda saber a quantidade de doses para vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos para iniciar o planejamento de imunização. “O planejamento de distribuição depende da quantidade que o Ministério vai enviar para Sergipe e quantas serão destinadas para Aracaju”, informou a SMS.

A atualização do cadastro do SUS é essencial para a vacinação, segundo a Secretaria, esse é um serviço de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo o Ministério da Saúde, será preciso que a criança vá se vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito. A obrigação de prescrição médica para aplicação da vacina não foi incluída como uma exigência.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

Previsão das vacinas
Está prevista para os próximos dias a chegada do primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer. Chegarão ao Brasil 3,74 milhões de doses neste mês de janeiro, com 1,25 milhão vindo no primeiro voo, previsto para esta quinta-feira (13). Os próximos lotes chegam nos dias 20 e 27.

Leia mais:
Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19 – AjuNews



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso