Coronavírus


Sergipe e outros 19 estados estão com situação crítica nos leitos de UTI para covid-19, alerta Fiocruz


Publicado 14 de junho de 2021 às 17:00     Por Fernanda Souto     Foto Rovena Rosa/ Agência Brasil

Sergipe está entre os estados em que a situação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é considerada crítica, segundo o boletim mais recente da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz). Na rede pública são 231 pacientes internados com a covid-19 (97,1%), e outros 162 na rede particular (88,5%).

De acordo com o levantamento, no Distrito Federal e em 11 estados, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 é de 90% ou mais. O boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz, considera o cenário crítico quando a ocupação é de pelo menos 80%.

Dados levantados pela fundação nos dias 31 de maio e 7 de junho mostram que 20 estados e o Distrito Federal estão nessa situação. De acordo com a Fiocruz, os números indicam a persistência de uma sobrecarga no sistema de saúde.

Os pesquisadores alertam que o cenário da pandemia no país é de alto risco e que a combinação preocupante está longe de chegar ao fim: alta taxa de ocupação de leitos de UTI na maioria dos estados e o número ainda elevado de casos de contaminação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso