Cidades


Sergipe segue com redução de 50% da ocupação permitida em bares e restaurantes


Publicado 08 de janeiro de 2021 às 08:08     Por Redação AjuNews     Foto Arthuro Paganini / Governo de Sergipe

O governador de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (7), que decidiu ampliar por mais 15 dias as medidas restritivas adotadas desde o dia 15 de dezembro, em relação a redução da ocupação de bares, restaurantes e similares, que continuará sendo de 50%. A capacidade para realização de eventos também segue reduzida em 50%.

A decisão acontece após reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), quando foi discutida a situação da pandemia da covid-19 em Sergipe e definida as próximas medidas de combate e contenção da disseminação do novo coronavírus no estado.
Na reunião, o governador

“Ficou decidido que não vamos flexibilizar nada neste momento, mas também não iremos fechar nada. Vamos prorrogar a resolução, por meio decreto, por mais 15 dias, o que diz respeito às medidas que tomamos em relação a eventos. Estamos vivendo ainda um mês de férias, de tentativas de festas e aquele percentual de eventos de 300 pessoas em ambiente externo e 200 pessoas em ambiente interno, que nós tivemos de reduzir em 50%, vai continuar do mesmo jeito”, complementou.

Vacinação
A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, apresentou o Plano de Vacinação do Estado, com detalhes a respeito do armazenamento, transporte e toda a logística que envolve o processo de recebimento de vacinas e distribuição.

“Para iniciar a vacinação está tudo pronto, desde a quantidade de seringas, capacidade para armazenamento e veículos para transporte. Vamos fazer a partir da próxima semana, uma reunião para apresentar o plano, com secretários de saúde dos municípios e prefeitos. Experiência de campanha de vacinação nós temos, o município de Aracaju, por exemplo, já realizou várias campanhas de vacinação. Há cerca de 20 dias, nós assinamos um Protocolo de Intenção junto ao instituo Butantan, para adquirir 600 mil vacinas. Mesmo assim, ainda estamos dependendo, exclusivamente, da liberação das vacinas por parte do Governo Federal. O que a gente precisa é de quando teremos e de que tipo de vacina o Governo Federal vai nos encaminhar”, complementou Belivaldo.

Discussão
Durante toda a tarde, o Comitê analisou a situação epidemiológica dos últimos 14 dias no estado, quando houve aumento dos casos, de internações e de mortes, registrando um aumento da curva, de modo geral. Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentaram a projeção realizada pela instituição, através de estudos, que indica um novo crescimento acelerado de casos para o início deste ano.

A preocupação do Governo é, sobretudo, em relação à ocupação de leitos em hospitais públicos e privados. “A gente está sempre fazendo um acompanhamento da evolução da pandemia. Nós tivemos no mês de novembro, 102 óbitos, em dezembro 176. Dentro da projeção que fizemos agora, em função dos seis primeiros dias de janeiro, é de que podemos ultrapassar 286 óbitos no mês. Nós fechamos ontem com 347 pacientes internados, entre UTIS e enfermaria”, ressaltou o governador.

Aracaju
A Prefeitura de Aracaju também prorrogou as medidas para o enfrentamento à covid-19 na capital sergipana, estabelecidas no decreto de nº 6.324/2020. Desta forma, fica mantido, pelos próximos 14 dias, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares com a ocupação máxima de 50%. Também continua autorizada a realização de eventos, festas e shows desde que a capacidade máxima seja de até 100 pessoas, em ambientes fechados, e 150 em lugares abertos. Apresentações de pequeno porte, com até dois artistas, também podem ser realizadas e a utilização de pistas de dança ou de espaços equivalentes, continua proibida.

“Neste primeiro momento, foi definido pela prorrogação do decreto, pelos próximos 14 dias. Sendo assim, não avançaremos nas medidas, nem vamos regredir, continua tudo como está. Passados esses 14 dias, faremos uma nova avaliação e, a partir desta análise é que iremos decidir”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que também participou da reunião.

Em entrevista à imprensa, Edvaldo também falou sobre os dados relativos à doença que foram apresentados durante a reunião. Diante da análise epidemiológica, que aponta o crescimento no número de infectados e, consequentemente, de ocupação dos leitos de UTI e retaguarda, o prefeito pediu que “a população colabore com o poder público”.

“Há um aumento significativo no número de contaminados, de ocupação de leitos de UTI e retaguarda, assim como também há um aumento significativo no número de óbitos, o que nos mostra que a doença vem crescendo em nossa cidade e em nosso estado. O que nos preocupa é que, segundo os estudos da Universidade Federal de Sergipe, existe a possibilidade de um pico da doença em meados de março, comparativamente ao que tivemos em junho do ano passado, então é fundamental que a população cumpra com o seu papel e ajude o poder público, que tem trabalhado incansavelmente para conter a doença”, ressaltou Edvaldo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso