Coronavírus


Testes para covid-19 em assintomáticos continuam suspensos em Sergipe


Publicado 28 de dezembro de 2020 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Sérgio Silva/ Prefeitura de Aracaju

Os testes do tipo RT-PCR para detectar a contaminação por covid-19 continuam suspensos para os pacientes assintomáticos em Sergipe. Ao AjuNews, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pelo repasses dos kits para os municípios, informou que devido a alta demanda, a secretaria solicitou que nessas últimas semanas do ano, os municípios priorizassem a coleta do RT-PCR para todos os sintomáticos e seus contatos íntimos assintomáticos.

“Desta forma, a limitação de coleta é apenas para aqueles assintomáticos que não têm vínculo de contato com um caso confirmado, com a finalidade que se possa garantir maior rapidez nos resultados daqueles que de fato estão doente”, disse a SES em nota.

Na última quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju anunciou a suspensão após o governo federal não entregar kits de testes para a covid-19. Segundo a pasta, a liberação dos testes para pacientes assintomáticos depende do envio de kits por parte do Governo do Estado.

Entrega dos resultados
À reportagem, a secretaria estadual acrescentou que no momento não há falta de testes, mas alguns problemas operacionais, como grande instabilidade no sistema de cadastro da amostras e liberação dos resultados que é de gestão do DATASUS, do Ministério da Saúde.

Sobre o atraso para o entrega dos resultados dos testes, a pasta informou que muitos resultados estão demorando devido a diminuição da força de trabalho da equipe técnica do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen-SE) pelo afastamento por infecção da covid-19.

“Assim que esses problemas forem resolvidos, o Lacen voltará a entregar seus resultados em até 48horas após recebimento”, finalizou a nota.

Unidades de Saúde
Em Aracaju, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) são referências nos testes contra a covid-19. São elas: UBS Augusto Franco, no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont; e UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário. O atendimento é feito todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 20h.

Leia mais:
Covid-19: Após governo federal não entregar kits, prefeitura de Aracaju suspende teste em assintomáticos

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso