Cidades


Testes para detectar a covid-19 em assintomáticos continuam suspensos em Aracaju


Publicado 26 de janeiro de 2021 às 06:00     Por Fernanda Souto     Foto Sérgio Silva/ Prefeitura de Aracaju

Os testes do tipo RT-PCR para detectar a contaminação por covid-19 continuam suspensos para os pacientes assintomáticos, em Aracaju, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde ao AjuNews. A testagem está suspensa desde dezembro do ano passado, quando o governo federal deixou de entregar os kits para o diagnóstico da doença em quem não apresenta sintomas.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria do Estado da Saúde (SES), responsável por repassar os testes recebidos pelo governo federal para os municípios sergipanos, informou que a realização das testagens é de responsabilidade das prefeituras.

Após o governo federal não entregar os kits para o diagnóstico da covid-19, a SES solicitou que as gestões municipais priorizassem a coleta do RT-PCR para todos os sintomáticos e seus contatos íntimos assintomáticos, devido a alta de casos no estado.

Em Aracaju, as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são referências nos testes contra a covid-19 são: UBS Augusto Franco, no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont; e UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário. O atendimento é feito todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 20h.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso