Em meio às crises política e sanitária provocadas pelo novo coronavírus (covid-19), o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, ganha força e emerge como o principal articulador político do governo. Conforme a publicação do jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (23).
General da reserva, Braga Netto reformulou a estratégia do combate à pandemia em três eixos: dissolver o conflito interno, reconquistar o controle da comunicação sobre a administração da crise e reduzir o poder de fogo de opositores. Ao mesmo tempo, atuou numa aproximação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e partidos políticos com influência no Congresso.
Nesta quarta-feira (22), por exemplo, anunciou um plano de retomada da economia, chamado de Pró-Brasil, em que assumiu o protagonismo, em movimento de isolamento do ministro da Economia, Paulo Guedes. Da confiança de Bolsonaro, Braga Netto defendeu em reuniões internas que, para ganhar a guerra contra o coronavírus, era preciso, primeiro, vencer as batalhas dentro do próprio governo. Sob seu chapéu, foi criado o gabinete de crise para acabar com o que chamava de “disse-me-disse’’.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









