O isolamento social determinado pelo Governo de Sergipe durante a pandemia causada pelo novo coronavírus é aprovado por 71% da população, segundo pesquisa feita pelo Instituto França. Segundo o levantamento, 20,0% são contra, 7,9% nem a favor nem contra, e 1,1% não souberam ou não revelaram. O estudo foi divulgado na noite desta quinta-feira (9), pelo Estado.
De acordo com o estudo, 68,2% dos entrevistados responderam que a melhor medida era continuar com a quarentena e com o comércio fechado, e 26,8% que a melhor opção era reabrir o comércio.
Durante a análise, 62,0% do público afirmou que só sai de casa apenas em situações necessárias, 21,1% disseram que seguem saindo de casa somente para trabalhar, enquanto que 9,9% não estão saindo de casa de jeito nenhum. E 7% afirmaram seguir a rotina normalmente.
Questionados sobre o impacto financeiro que o isolamento social causa em suas vidas, 51,0% dos entrevistados revelaram que o fato causa muito impacto financeiro, 23,4% avaliaram pouco prejuízo, 24,8% nenhum prejuízo, e 0,8% não souberam ou não revelaram. Mas, quando questionados sobre quanto tempo concordaria em fazer o isolamento social, 58,9% disseram que vão cumprir o isolamento pelo tempo que for necessário.
Governo Federal x Governo Estadual
Também foram avaliadas as medidas dos Governos Estadual e Federal que, em alguns pontos, divergem entre manter e até aumentar a quarentena e o isolamento social. As medidas adotadas pelo governo de Sergipe foram apontadas como ótima para 19,7% dos entrevistados, boa para 33,8%, regular para 29,3%, ruim para 3,1%, péssima para 9,3%, e não sabe ou não respondeu somaram 4,8%.
Já as medidas do Governo Federal no combate ao coronavírus foram avaliadas como ótima para 13,2% dos entrevistados, boa para 17,2%, regular para 27,4%, ruim para 11,2%, péssima para 26,8, e 4,2% não sabem ou não responderam.
A pesquisa
Durante a pesquisa foram ouvidas 710 pessoas por telefone entre os dias 06 e 08 de abril. A margem de erro é de 3,0%. O índice de Confiabilidade é 95%.
Foram ouvidos moradores de Sergipe dos seguintes municípios: Aracaju Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itabaiana, Carira, Areia Branca, Campo do Brito, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Canindé de São Francisco, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Capela, Propriá, Japaratuba, Pacatuba, Neópolis, Estância, Itabaianinha, Salgado, Boquim, Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto e Poço Verde.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









