Saúde


Covid-19: Menos da metade dos leitos do Hospital de Campanha de Aracaju estão disponíveis


Publicado 22 de maio de 2020 às 19:01     Por Dhenef Andrade     Foto Sergio Silva / PMA

O Hospital de Campanha de Aracaju começou a receber os pacientes diagnosticados com a covid-19, nesta quinta-feira (21). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade, montada no estádio João Hora, no bairro Siqueira Campos, Zona Oeste da capital, liberou apenas 60 leitos, dos 152 disponíveis.

A secretária da pasta, Waneska Barboza, explicou que liberação de mais leitos depende da chegada de mais profissionais da saúde. “No que se refere à estrutura, os 152 leitos estão montados e prontos, mas, para que eles possam ser assistidos, é preciso profissionais. Especificamente para o Hospital de Campanha abrimos um chamamento público. Deste chamamento, fechamos as vagas para técnicos em enfermagem, com 170 profissionais, e fisioterapeutas, com um total de 47, mas ainda precisamos preencher as vagas dos profissionais médicos porque, até o momento, só temos 70% da capacidade. Por isso, à medida que esses profissionais forem atendendo ao chamamento, mais leitos serão abertos”.

A equipe responsável por atender os pacientes no Hospital de Campanha é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Os profissionais passam por capacitação para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento de pacientes com covid-19, conforme Protocolo do Ministério da Saúde.

O hospital foi inaugurado no último sábado (16) e faz parte das medidas adotadas pela gestão municipal para ampliar a capacidade de atendimento. O objetivo é evitar o colapso do sistema saúde da capital em decorrência do aumento de casos da doença.

Leia mais

Sergipe registra 4.734 casos de covid-19 e mortes sobem para 76

Covid-19: MPs recomendam que Governo de Sergipe hospede profissionais de saúde

 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

OAB considera inconstitucional suspensão do pagamento integral da Vaep em Aracaju

Justiça
Mais Lidas
Publicidade