Educação


Ministério da Educação retoma cotas na pós-graduação de instituições federais


Publicado 23 de junho de 2020 às 06:57     Por Peu Moraes     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Educação tornou sem efeito a revogação da portaria que estipula a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação de instituições federais de ensino superior. A extinção havia sido determinada pelo então ministro da Educação, Abraham Weintraub, na última quinta-feira (18).

Uma nova portaria, publicada no Diário Oficial da União ( DOU), nesta terça-feira (23), diz que a decisão de Weintraub, a última dele à frente da pasta antes de ser demitido, não tem mais validade já a partir de hoje. O texto é assinado pelo ministro interino Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

De acordo com o jornal Folha São Paulo, nesta terça, a ação de Weintraub havia sido contestada no Supremo Tribunal Federal (STF)por partidos da oposição, que alegavam “flagrante retrocesso na garantia de direitos fundamentais”. Na sexta-feira (19), o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, havia dado um prazo de 48 horas para a Advocacia-Geral da União se manifestar sobre o assunto.

Leia mais
UFS vai manter política de cotas raciais em cursos de pró-graduação, diz pró-reitor



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso