Política


Deputados derrubam veto de Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento


Publicado 04 de novembro de 2020 às 16:40     Por Fernanda Souto     Foto Maryanna Oliveira/ Câmara dos Deputados

Os deputados federais derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até o fim de 2021. Foram 430 votos a 33, e uma abstenção, na sessão do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (4).

A proposta ainda deve ser analisada pelos senadores e, caso seja confirmada, a renúncia fiscal será prorrogada até o fim de 2021, contrária à lei vigente no país que garante a desoneração até o fim de 2020. Com a norma, as empresas contribuem para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta ao invés de 20% sobre a folha de pagamento.

Os setores beneficiados pela proposta são os serviços de tecnologia, de calçados, de máquinas, call center e comunicação, têxtil, a construção civil e companhias que atuam no transporte rodoviário coletivo de passageiros.

De acordo com os empresários desses setores, o aumento de custo em 2021 causaria muito desemprego diante da crise econômica decorrente da pandemia da covid-19. O estimado é que 1 milhão de pessoas possam perder os empregos com o fim da desoneração.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso