Educação


Publicadas recomendações para retorno presencial no Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual


Publicado 10 de novembro de 2020 às 07:40     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), publicou as recomendações, orientações pedagógicas complementares e específicas para o retorno presencial das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) – Programa Educa Mais.

O ato elaborado pelo Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI) segue as diretrizes, guias e protocolos de higiene e segurança formulados para enfrentamento da pandemia de covid-19. Nesta primeira fase, retornam 3.037 alunos que cursam os terceiros anos do Ensino Médio em Tempo Integral, nas 48 unidades escolares, dos 31 municípios sergipanos.

As escolas que ofertam o Ensino Integral funcionarão no formato presencial em apenas um turno, diferentemente de antes da pandemia, quando os estudantes passavam os turnos matutino e vespertino na unidade escolar desempenhando atividades teóricas e práticas.

Desse modo, cada uma das 48 escolas de Ensino Integral deverá elaborar o planejamento com base nas diretrizes, guias e portarias publicados pela Seduc. As unidades de ensino também deverão promover, na primeira semana de atividades presenciais, ações que tenham como foco o apoio socioemocional para professores, servidores, alunos e familiares.

Segundo a coordenadora do NGETI, Emanoela Ramos, as famílias terão autonomia para decidir sobre a volta dos filhos às aulas presenciais. Para isso, os pais e responsáveis deverão assinar termo disponibilizado pelas escolas. O retorno se dará de forma parcial, gradual e segura.
“Estamos munindo as escolas de informações e recomendações pedagógicas que complementam e ajudam as unidades escolares a obterem um retorno acolhedor e seguro para todo o mundo, de modo a colaborar na visualização dos cenários possíveis do formato presencial. E mais ainda de como as metodologias do Ensino Integral podem ser trabalhadas agora nesse novo formato que está sendo sugerido com o retorno das aulas”, explica.

As unidades escolares passarão por uma adaptação e formatação dos próprios horários, combinando aulas presenciais e não presenciais, e respeitando os requisitos de contemplar tanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto a Parte Diversificada, a exemplo do Projeto de Vida, que engloba opções pessoais e profissionais determinantes para o futuro do aluno.

As aulas serão ofertadas de segunda a sexta, com horário específico a ser definido por cada unidade escolar. Além disso, deverão cumprir o mínimo de três horas/aula diárias no formato presencial e não ultrapassar o máximo de 5 horas/aulas dispostas, obrigatoriamente, no mesmo turno; organizar a rotina escolar presencial por grupo de estudantes em semanas alternadas, obedecendo às recomendações gerais de distanciamento social; informar a comunidade escolar sobre a nova rotina, o rodízio e horários que serão utilizados pela escola.

Há recomendações específicas para as chamadas metodologias de êxito, a exemplo do Estudo Orientado, Disciplinas Eletivas, Pós-Médio, Práticas Experimentais, Projeto de Vida e Práticas e Vivências da Aprendizagem. A tutoria, acolhimento e clubes de protagonismo também serão readaptados.

De acordo com Emanoela Ramos, as recomendações complementares visam nortear a rotina escolar em um novo cenário, no qual a perspectiva é de apoiar as equipes a partir da escuta das escolas do Ensino Integral e das diretorias regionais de educação. “Para finalizar o documento, fizemos reuniões consultivas com as equipes gestoras e elas nos ajudaram a construir isso por meio das boas práticas, das sugestões e das experiências trazidas por nossas escolas”, enfatizou.

O conselho de classe poderá decidir sobre plantões de dúvidas, grupos de estudo, revisões e atendimentos personalizados realizados com base em diagnóstico e análise. Para ver o documento completo, acesse aqui.



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