Educação


Secretários estaduais de Saúde pedem adiamento do Enem ao ministro da Educação


Publicado 13 de janeiro de 2021 às 14:24     Por Fernanda Souto     Foto Gabriel Jabur/ Agência Brasil

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou um ofício ao Ministério da Educação (MEC) pedindo o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido a pandemia da covid-19, nesta terça-feira (12). A prova está marcada para começar neste domingo (17) e no dia 24.

“Apesar dos jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”, diz o documento, assinado pelo presidente do Conass e secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Também na terça (12), a Justiça Federal negou o pedido de adiamento apresentado pela Defensoria Pública, em São Paulo, e por organizações que representam estudantes e entidades. Com a decisão, a data das provas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital) continuam mantidas.

Ainda assim, a Defensoria Pública da União recorreu da decisão no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3 ), que deve analisar o caso.

Ontem (12), a média móvel de casos de covid-19 voltou a bater recorde no Brasil. Nenhum estado brasileiro apresentou queda nas mortes há 5 dias. Ao todo, 8.195.637 pessoas já testaram positivo para a doença e 204.697 morreram no país.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso