Educação


Sergipe não atinge meta do Índice de Educação Básica referente ao ensino médio


Publicado 15 de setembro de 2020 às 15:45     Por Roberta Cesar     Foto Reprodução / Maria Odília / Governo de Sergipe

Sergipe não atingiu a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio referente ao ano de 2019. O estado registrou em entre 2017 e o ano passado um índice de 3,7, sendo que a meta no último ano era de 4,9. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta terça-feira (15).

O Brasil também não atingiu a meta referente ao ensino médio. Em 2017, o país registrou um Ideb de 3,8 e em 2019, 4,2. No entanto, o proposto para o último ano era um índice de 5,0. O valor é calculado em uma escala de 0 a 10. O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

De acordo com o Governo de Sergipe, o estado acompanhou os índices nacionais, alcançando a meta para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), e continuando em uma linha de crescimento para os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Nos Anos Iniciais, a média foi de 5,1, atingindo a meta de 5,0, ficando em 24º lugar entre os estados brasileiros. Para os Anos Finais, a pontuação foi de 4,1, alcançando o 23º lugar entre os entes federativos. No Ensino Médio, Sergipe se manteve com 3,7, posicionando-se no 21º lugar entre os estados brasileiros.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, apresentará os dados detalhados do Ideb em Sergipe durante uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (16), às 10h, no auditório Hermínia Caldas, Centro Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso