O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), voltou a defender, nesta quarta-feira (30), que um plano nacional de vacinação contra a covid-19 seja conduzido pelo Governo Federal, tendo os estados e municípios como executores. Segundo o gestor, mesmo que isso não ocorra, o Município viabilizará alternativas para que os aracajuanos sejam vacinados. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Fan FM.
“De um jeito ou de outro, vamos vacinar. Faremos o esforço que for necessário para que Aracaju não fique sem vacina. No momento em que a vacina chegar, Aracaju fará a imunização da sua população. Continuo defendendo que o Governo Federal lidere o processo, assim como sempre aconteceu em nosso país, e que os estados e municípios sejam os executores, mas se isso não acontecer, nós avançaremos, teremos um plano B, que já está sendo preparado. Inclusive, assinei uma Carta de Intenções com o Instituto Butantan para garantir 300 mil doses para a primeira fase da campanha”.
Para Edvaldo, a vacina “é o único caminho para o fim da pandemia”. “Estamos vendo diversos países enfrentando uma segunda onda, o número de casos aumentando no Brasil e não podemos desviar o foco. As medidas de distanciamento são importantes, o uso de máscaras deve ser mantido, mas somente com a vacina será possível resolver o problema. Ela é a solução. Não podemos politizar a liberação do imunizante, como aconteceu no início da pandemia”, destacou o gestor.
Ainda na oportunidade, Edvaldo Nogueira fez um balanço dos seus quatro anos na gestão municipal. Ele ressaltou a importância do Planejamento Estratégico Municipal para o alcance das metas estabelecidas na transformação da cidade e reforçou que o trabalho realizado ao longo dos quatro anos se refletiu na aprovação obtida nas urnas.
“Temos um Planejamento Estratégico com 222 metas. Todos os nossos projetos estão nesse planejamento, em um sistema informatizado que é acompanhado por mim, e que consta cada passo, de cada meta. Quinzenalmente, reunimos os secretários e os núcleos para avaliar. Também faço visitas constantes às obras para ver se o que está lá, no plano, se confirma. Hoje, temos 94% das metas cumpridas, sendo 62% de todo o planejamento, completamente, e 32% em andamento. Apenas 6% do que estabelecemos não foi realizado”, afirmou.
O gestor também detalhou os projetos que serão colocados em prática no próximo mandato, com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e de novos investidores. Segundo Edvaldo, dentro do novo pacote de investimentos previsto para a capital sergipana, estarão os projetos para a Zona de Expansão e para o Centro da cidade.
“A obra da Perimetral está em fase de licitação e será executada em etapas. A revitalização do Parque da Sementeira também está com o projeto concluído e em fase de licitação. Estas obras estão no pacote de R$ 1 bilhão, que já foi anunciado. Além disso, há um outro projeto, com um banco chinês, sobre o qual estamos trabalhando há dois anos e que prevê até R$ 1 bilhão em novos investimentos. Esses recursos serão destinados para o plano que estamos elaborando para a Zona de Expansão”, frisou.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









