Política


Ao menos cinco pré-candidatos à prefeitura de Aracaju demonstram apoio a Jair Bolsonaro


Publicado 30 de agosto de 2020 às 07:08     Por Eduardo Costa     Foto Antônio Cruz / Agência Brasil

Ao menos cinco pré-candidatos à prefeitura de Aracaju nas eleições de 2020 demonstraram apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Procurados pelo AjuNews, muitos deles afirmaram apoiar o presidente, o que comprova o crescimento de uma ideologia mais à direita no pleito eleitoral em Aracaju.

Declararam apoio ao presidente Bolsonaro: Almeida Lima (PRTB), Georlize Teles (DEM), Lúcio Flávio (Avante), Paulo Márcio (DC) e Rodrigo Valadares (PTB). Georlize apenas limitou-se a dizer que “sem dúvida nenhuma” defende o atual chefe do Executivo.

Lúcio Flávio destacou que possui um histórico de aproximação com o presidente: “Participamos da campanha eleitoral do Presidente apoiando o diretório estadual. Cheguei a ir à casa do Bolsonaro durante as eleições. Desde a sua posse, o nosso instituto Brasil200 se manteve na base de apoio do Governo Federal”.

Já Almeida Lima lembrou que seu partido, o PRTB, tem como principal liderança nacional o vice-presidente Hamilton Mourão. “Eu e meu candidato a vice apoiamos o governo Jair Bolsonaro, que foi legitimamente eleito pela grande maioria do povo brasileiro. Até o presente momento, ele não tem deixado de cumprir o que falou na campanha”.

Paulo Márcio, que é do Democracia Cristã, afirmou que apoia o governo Bolsonaro, mas não se considera bolsonarista e, por isso, não pretende usar o seu nome na campanha. “Sou de direita, sou conservador, mas não sou bolsonarista nem disputo com ninguém o título de candidato de Bolsonaro”.

Em compensação, Rodrigo Valadares, ao AjuNews no último dia 12 de agosto, afirmou que não apenas apoia o presidente da República, mas o avaliou como favorito para uma reeleição em 2022: “Sou um apoiador do presidente, espontâneo como milhões de brasileiros. E, pelo que vejo em todas as pesquisas de opinião, Bolsonaro ainda é o favorito para 2022. O Brasil vem mudando e fico feliz em contribuir, dentro das minhas possibilidades, para essa mudança”.

Ao menos três pré-candidatos não apoiam Jair Bolsonaro. O atual prefeito Edvaldo Nogueira e Márcio Macedo fazem parte do PDT e do PT, respectivamente, partidos que fizeram maior oposição e disputaram a presidência em 2018 contra Bolsonaro, com Ciro Gomes e Fernando Haddad.

Já Henri Clay (Rede), ao AjuNews, afirmou ser totalmente contra o governo Bolsonaro e fez duras críticas ao crescimento de movimentos reacionários no país. “A democracia está em risco sério, e a perda dos direitos de proteção social está em curso acelerado . É preciso parar essa marcha reacionária”, afirmou.

Procurada pelo AjuNews, Danielle Garcia (Cidadania) não se manifestou. A reportagem está aberta a atualizações caso ela se pronuncie.

*Atualizada no dia 31 de agosto de 2020, às 21h45.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso