Eleições


Após atualização do TSE, Aracaju registra 21 trocas de urnas no domingo (29)


Publicado 29 de novembro de 2020 às 16:00     Por Eduardo Costa     Foto Antonio Augusto/TSE

Após atualização divulgada na tarde deste domingo (29) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aracaju registrou 21 trocas de urnas durante a votação para o segundo turno. O número representa um percentual de substituição de apenas 1%. Ao total, são 1.041 seções de votação espalhadas pela capital.

O número representa um aumento quase mínimo em relação ao começo do dia. No boletim divulgado pelo Tribunal ao final da manhã, eram 19 urnas substituídas. A atualização seguinte indicou dois equipamentos a mais.

Segundo o TSE, eram 1.051 urnas de contingência preparadas, e apenas 21 tiveram que ser utilizadas. Nenhuma seção precisou seguir utilizando votação manual. Ou seja: todas as urnas que apresentaram problemas foram trocadas e o pleito seguiu normalmente.

Justificativa do voto
A justificativa pelo aplicativo e-Título no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois ele se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, em um prazo de 60 dias. Mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir desta segunda-feira (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pelo TSE. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado. Ele ainda pode impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.

Leia mais:
TSE substitui 19 urnas em Aracaju na manhã deste domingo (29)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso