Política


Eleição para prefeito em Aracaju terá maior número de candidatos pela primeira vez nas últimas duas décadas


Publicado 28 de setembro de 2020 às 14:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Um levantamento do AjuNews indica que a eleição em 2020 será a com maior número de candidatos que tentam pela primeira vez a prefeitura em Aracaju nas últimas duas décadas. Neste ano, a capital sergipana tem nove candidatos “novatos” na disputa pela cadeira do Executivo. Apenas dois já estiveram em outros pleitos: o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), e Almeida Lima (PRTB), que foi prefeito entre 1994 e 1996.

Já os candidatos que tentam a prefeitura pela primeira vez são: Alexis Pedrão (PSOL), Danielle Garcia (Cidadania), Delegado Paulo Márcio (DC), Georlize Teles (DEM), Gilvani Santos (PSTU), Juraci Nunes (PMB), Lúcio Flávio (Avante), Márcio Macêdo (PT) e Rodrigo Valadares (PTB).

O número de “novatos” em 2020 é maior que o número de candidatos totais em todas as eleições municipais das duas décadas anteriores. Em 2004, foram seis registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito, com quatro novos candidatos: Jorge Alberto (PMDB), Renato Sampaio (PRP), Susana (PPS) e Vera Lúcia (PSTU). Os dois que já tinham experiência na disputa eram Adelmo Macedo (PAN) e o então prefeito Marcelo Déda (PT), que foi reeleito.

Em 2008, segundo o TSE, foram cinco candidatos. Almeida Lima (agora pelo PMDB) estava lá, e era um dos únicos que já havia participado de outras eleições para prefeito, ao lado de Vera Lúcia. Já Edvaldo Nogueira (PCdoB), Anderson Gois (PCB) e Mendonça Prado (DEM) foram como cabeças de chapa pela primeira vez.

Já em 2012, novamente Almeida Lima (agora no PPS) e Vera Lúcia estão lá, junto com o ex-prefeito João Alves Filho (DEM) buscando a reeleição. Dois candidatos eram os que entravam na eleição à prefeitura pela primeira vez: Reynaldo Nunes (PV) e Valadares Filho (PSB).

Por fim, em 2016, foram sete candidatos ao total. Destes, três eram “novatos”: Dr. Emerson (Rede), João Tarantella (PMN) e Sônia Meire (PSOL). Os outros quatro já tinham experiência na eleição do Executivo na capital. Eram Edvaldo Nogueira, João Alves Filho, Valadares Filho e Vera Lúcia.

Entre os candidatos na eleição de 2020 em Aracaju, alguns já constam no TSE com histórico eleitoral. Alexis Pedrão concorreu a deputado federal em 2010 e vereador pela capital em 2012; Georlize Teles tentou ser vereadora por Aracaju em 2004; Gilvani Santos também concorreu a vereadora em 2004 e ainda buscou o Governo do Estado em 2018. Todos sem sucesso.

Mas dois já conseguiram vencer em eleições. Márcio Macêdo teve sucesso na candidatura à Câmara dos Deputados em 2010 e foi deputado federal entre 2011 e 2014. Já Rodrigo Valadares conseguiu a vitória para uma das cadeiras como deputado estadual em 2018, cargo que ocupa hoje.

O levantamento não engloba eleições em que os candidatos buscaram a prefeitura como vice-prefeitos, ou para outros cargos como suplentes.

Leia mais:
Almeida Lima, Edvaldo, Márcio e Georlize declaram mais de R$ 1 milhão em bens ao TSE
Campanha eleitoral começa neste domingo (27); confira datas e regras do primeiro turno



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso