Política


Eleições 2020: Candidatas mulheres são recorde e negros são maioria pela primeira vez


Publicado 27 de setembro de 2020 às 16:33     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Agência Brasil

Para as eleições municipais deste ano, houve um recorde de postulantes do sexo feminino e, pela primeira vez na história, uma maioria autodeclarada negra (preta ou parda) dentre os 523 mil pedidos de registro de candidatura. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, neste domingo (27).

O percentual de candidatas mulheres é de 34%, o equivalente a 176 mil concorrentes. Nas últimas três eleições, esse índice não passou de 32%. De acordo com as regras atuais, os partidos devem reservar pelo menos 30% das vagas de candidatos e da verba pública de campanha para as mulheres.

Já entre os autodeclarados pretos e pardos, o índice é de 51% dos candidatos (263 mil) contra 48% dos brancos (248 mil). Entre os negros, 208 mil se declaravam pardos, enquanto 55 mil, pretos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a questionar sobre a cor dos candidatos a desde 2014. Nas três eleições ocorridas até agora, os brancos sempre foram maioria, ocupando mais de 50% das vagas de candidatos aos pleitos.

O crescimento de negros e mulheres na disputa às prefeituras e Câmaras Municipais se deu devido ao estabelecimento das cotas de gênero, em 2018, e das cotas raciais, que ainda depende da confirmação pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2020.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso