Eleições


Pelo menos 21 mil candidatos mudaram declaração de cor e raça para eleição deste ano


Publicado 25 de setembro de 2020 às 08:42     Por Roberta Cesar     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pelo menos 21 mil candidatos que irão disputar as eleições municipais no Brasil em novembro deste ano mudaram a declaração de cor e raça registradas no último pleito, em 2016, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. Em média, a mudança atingiu um em cada quatro (26%) candidatos que estiveram na disputa nas últimas eleições e estão vão participar do pleito em 2020. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (24).

A mudança acontece num momento em que há uma pressão nas legendas para ampliação da representatividade de negros na disputa política, inclusive com a medida de fixação de cota na distribuição das verbas de campanha, que são proporcionais à quantidade de postulantes.

Neste mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou através de uma liminar que a cota financeira para negros no fundão eleitoral, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 2022, seja aplicada ainda nas eleições municipais de novembro. O caso deverá ser avaliado pelo plenário do STF.

Ao todo, os 21 mil candidatos que fizeram a mudança de cor ou raça representam aproximadamente 8% das 260 mil candidaturas registradas no sistema do TSE até esta quinta-feira (24). A estimativa é que os números aumentem pois as inscrições ainda estão sendo acrescentadas.

Segundo os dados, a maior parte das mudanças (36%) foi da cor branca para parda. Já 30% alteraram de pardo para branco. Outros 22% mudaram de pardo para preto ou preto para pardo e 2% mudaram de branco para preto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso