Política


Por causa de mau funcionamento, TSE substitui 68 urnas eletrônicas em Sergipe


Publicado 15 de novembro de 2020 às 14:21     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo / Agência Brasil

Sessenta e oito urnas eletrônicas foram substituídas, em Sergipe, neste domingo (15), quando acontece o primeiro turno das eleições municipais, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, o órgão informou que 923 urnas precisaram ser substituídas devido a mau funcionamento. A votação no primeiro turno das eleições municipais deste ano teve início às 7h, sempre no horário local.

No geral, o número representa 0,2% do total de urnas eletrônicas. Mais de 450 mil equipamentos estão aptos a serem utilizados nas eleições deste ano, sendo que cerca de 52 mil são de contingência, ou seja, ficam de reserva para alguma eventualidade.

O estado que teve mais urnas substituídas foi São Paulo (160), seguido por Rio de Janeiro (142), Rio Grande do Sul (114), Minas Gerais (96), Pernambuco (89), Paraná (54), Sergipe (44) e Santa Catarina (44). Também foram trocadas urnas na Bahia (25), no Ceará (23), em Goiás (22), no Pará (17), em Alagoas (11), no Maranhão (11), Espírito Santo (11), em Rondônia (11), na Paraíba (10), em Roraima (10), em Mato Grosso do Sul (10), no Amazonas (7), em Mato Grosso (6), no Rio Grande do Norte (5) e no Acre (1).

Até o momento, não foi necessária a adoção de votação manual por cédulas em nenhuma localidade. O procedimento está previsto em caso de não ser possível substituir as urnas eletrônicas que apresentem defeito. O TSE compila os números informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado. Os dados seguem sendo atualizados ao longo do dia.

Cobertura jornalística
O AjuNews realiza a cobertura das eleições municipais, em Sergipe, neste domingo (15). A equipe trará as principais informações da capital e do interior do estado. Ao longo do dia, a reportagem acompanha a votação dos prefeituráveis na capital sergipana, acontecimentos importantes que marcam o pleito, cobertura das votações e resultado da apuração no 1º turno (confira acessando aqui).

Você repórter
Flagrou alguma irregularidade, quer fazer uma denúncia? Envie para nosso WhatsApp 79 98132-6891.

Atualizada às 15h11



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso