Entretenimento


Em aniversário de Daniela Mercury, ranking de músicas mais tocadas destaca seu lado compositora


Publicado 28 de julho de 2020 às 12:44     Por Tiago Di Araujo / BNews     Foto Reprodução / Instagram

A cantora, dançarina, produtora e ninguém duvida que Daniela Mercury é uma artista completa. Considerada a rainha do Axé Music, a baiana faz aniversário nesta terça-feira (28), onde completa 55 anos de idade e ganhou uma homenagem que ressalta o seu lado também compositora.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) listou as músicas mais tocadas da artista, nos últimos cinco anos (entre 2015 e 2019) nos principais segmentos de execução pública. “O canto da cidade”, lançada há 28 anos, ficou na liderança do ranking, confirmando que a canção é um dos grandes sucessos da cantora.

Por sinal, a música é considerada como um dos marcos iniciais do axé music. Além do nome da canção, composta em parceria com Toti Gira, também foi o título do álbum lançado pela artista em 1992, que bateu todos os recordes de venda na época.

O hit é seguido por “Trio metal”, “Rainha do axé”, “Oyá por Nós” e “Música de rua”, canções de autoria de Daniela Mercury em parceria com outros compositores, que também se destacaram neste período. Além disso, das 20 canções listadas, todas traz Daniela Mercury como uma das autoras ou como autora individual.

De acordo com o Ecad, Daniela Mercury tem atualmente 94 canções e 553 fonogramas cadastradas no banco de dados do Ecad. A produção musical da artista nos últimos cinco anos foi intensa. A cantora e compositora registrou 28 novas músicas de sua autoria e 93 novas gravações no Ecad neste período. A artista teve mais 80% de seus rendimentos em direitos autorais, entre 2015 e 2019, provenientes dos segmentos de Shows, TVs e Rádios.

Em 2020, além do Carnaval, a cantora ganhou destaque internacional em meio à pandemia, que suspendeu os shows em todo o mundo. O jornal The New York Times incluiu a live da baiana entre as dez melhores mundiais, sendo ela a única brasileira na lista.

Ranking das músicas de autoria de Daniela Mercury mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Música ao vivo e Shows)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso